Conteúdos


M&A em pauta: captação de equity e seus desafios

Os últimos anos foram desafiadores para a grande maioria dos empresários. Alguns conseguiram manter a taxa de crescimento, outros tiveram resultados recorde e muitos entraram em modo sobrevivência. Para todos, existe um desafio comum: acesso a capital.

Crescer demanda capital. O equity muitas vezes está disponível quando o crédito não está. Além disso, mais do que o recurso em si, a decisão pelo “smart money” pode trazer sócios com amplo conhecimento de mercado e acesso a um ecossistema diferenciado para enfrentar desafios e solucionar problemas.

A captação deve ser equiparada aos processos de venda complexos pois trazer um novo sócio exige ainda mais disciplina. Qualquer tomada de decisão exige uma análise minuciosa das vantagens e desvantagens, portanto entender os trade-offs de ceder parte da empresa em troca de capital é o primeiro passo.  

Inicialmente, é importante ter um plano de negócios claro e planejar como o recurso será utilizado para alavancar o resultado da empresa. O potencial de crescimento e valorização do ativo são determinantes para direcionar a negociação da participação do investidor e diluição dos acionistas.

Além disso, os termos da sociedade devem ser amplamente discutidos para que o controle efetivo e gestão da companhia estejam alinhados desde o início. Essencialmente, os fundos de investimento buscam agregar bases sólidas na governança corporativa e profissionalização da empresa para sustentar o crescimento acelerado. Apesar do fundo de investimento chancelar o negócio para futuros movimentos estratégicos e facilitar seu movimento de saída, é fundamental garantir que o risco seja compartilhado entre empresário e investidor.

Da preparação até a conclusão da captação, existem muitas etapas e desafios ao longo do processo que representam um risco elevado de fracasso. Contratar um assessor financeiro contribui não só para que o empresário encontre termos justos e alinhados com suas visões de futuro, mas também para organizar o processo e valorizar a transação.

 

Sophia Prado
Partner – Fortezza

Publicações Relacionadas

Momento M&A com Marcelo Soares, da Rede Catena Distribuição de Insumos Agrícolas

Entrevista com Marcelo Soares, Diretor da Rede Catena, sobre a sua experiência no setor de distribuição do agronegócio ...

Associação internacional de M&A Oaklins se alia à Fortezza Partners

Presente em 45 países, com cerca de 850 associados e mais de 350 transações concluídas por ano no mundo, a Oaklins sele...

M&A em pauta: captação de equity e seus desafios

Os últimos anos foram desafiadores para a grande maioria dos empresários. Alguns conseguiram manter a taxa de crescimento...