logo fortezza
< Voltar

Conteúdos


Empresários discutem o impacto das questões de saúde mental no ambiente corporativo e como encontrar soluções



 

Evento-Gattaz-Health-Fortezza

Encontro promovido pela Fortezza Partners em parceria com a Gattaz Health & Results reuniu empresários e profissionais de RH para discutir formas de conduzir o tema dentro das organizações

O debate sobre os cuidados com a saúde mental tem ganhado maior destaque nos últimos anos, impulsionado principalmente pela pandemia da Covid-19, além dos impactos na vida individual das pessoas que desenvolvem doenças como a depressão e ansiedade, também existem impactos econômicos para os países. Estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Fórum Econômico Mundial (WEF) apontam que as doenças mentais devem ter um custo global de US$ 6 trilhões em 2030.

Para discutir o papel das empresas na promoção dos cuidados com a saúde mental, a Fortezza Partners em parceria com a Gattaz Health & Results, promoveu um encontro em São Paulo com o tema “Burnout, depressão e ansiedade: o que essas doenças além da moda têm trazido de impacto aos negócios”. O encontro teve como objetivo principal oferecer soluções práticas para empresários e profissionais de RH de diversos setores enfrentarem esses desafios crescentes no ambiente corporativo.

“Esse debate é muito benéfico para o negócio como um todo. Ao garantir o bem-estar dos colaboradores, a empresa também está investindo na longevidade e o sucesso da organização. Ao endereçar adequadamente questões como minimizar pontos de estresse no ambiente corporativo, os benefícios vão desde o clima entre os profissionais até a produtividade das equipes, impactando todos os resultados”, ressalta Denis Morante, Sócio Fundador da Fortezza Partners.

Em um estudo recente, a Gattaz Health & Results, liderada pelo Presidente do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, Wagner Gattaz, analisou diagnósticos em mais de 120 mil funcionários de 35 empresas brasileiras e revelou números alarmantes: 43% apresentam sintomas de depressão e mais 13% estão em estágio grave. Quando analisados os casos de ansiedade, 24% apresentam sintomas, enquanto 5% têm a doença grave.

Questionado sobre como essas questões podem se desdobrar no futuro dadas as tendências de distanciamento social, imediatismo crescente, uso constante de telas e redes sociais, Dr. Gattaz foi enfático: “apesar das adversidades, nossas vidas estão melhores hoje do que no passado e essa é a tendência. Atualmente desfrutamos de condições muito superiores do que se vivia há anos e uma das grandes responsáveis é a tecnologia, nós precisamos apenas nos empenhar para utilizar essas ferramentas modernas em prol da promoção da qualidade de vida”.

Um dos assuntos mais delicados no universo corporativo é o burnout, estado de exaustão física, mental e emocional causado pelo estresse prolongado no trabalho. No estudo foi revelado que 22% dos profissionais participantes demonstraram sintomas da doença e outros 19% já estavam em estágio grave. “A solução é o investimento em saúde mental”, afirmou o especialista.

A Gattaz Health & Results apresentou para os presentes seu programa “Saúde Mental na Empresa”, que oferece como diagnóstico online por algoritmo de inteligência artificial, tratamento psicológico e psiquiátrico, mapeamento de áreas de risco e treinamento de lideranças e colaboradores para instituições de diferentes portes e segmentos. 

A iniciativa da Fortezza Partners reforça a importância de promover o debate e compartilhar aprendizados e soluções quando o assunto é a saúde mental no ambiente empresarial, além de destacar a necessidade urgente de o mercado empresarial investir em ações práticas para lidar com essas questões, visando a sustentabilidade dos negócios.




Como o smart money potencializa a geração de valor em empresas do middle-market

No universo de fusões e aquisições (M&A), a busca por investidores vai muito além do simples aporte financeiro. Empresá...

Em 2024, planos de saúde retomam lucro, mas muitos hospitais ainda sofrem

Por Beth Koike para Valor Econômico Após um prejuízo acumulado de R$ 15 bilhões no últimos três anos, as empresas de plan...

Fortezza Partners foi assessora exclusiva da Daqui pra Fora na transação com o Grupo CI

Acordo de participação minoritária relevante visa explorar oportunidades entre as empresas para oferta de serviços complemen...