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O impacto das tendências de consumo na transformação das marcas



 

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Durante décadas, entender as tendências tem sido uma questão crucial para as empresas voltadas para o consumidor. Os executivos de empresas ao redor do mundo frequentemente se apressam a prever a longevidade de novas tendências no comportamento de consumo, tentando antecipar quais mudanças terão um impacto duradouro. Este processo envolve a análise de várias tendências de mercado, tecnologias emergentes e mudanças culturais que podem influenciar os hábitos de consumo.

Para compreender a evolução do consumo a longo prazo, é fundamental realizar um diagnóstico abrangente que vá além dos padrões atuais. É necessário entender profundamente aspectos gerais da rotina e costumes do seu público-alvo: onde moram, para onde viajam, o que priorizam para garantir qualidade de vida para si e para as pessoas ao seu redor. Além disso, as previsões a longo prazo devem considerar forças macroeconômicas e sociais que podem ter a força de remodelar a sociedade e criar necessidades de consumo. Essas forças incluem mudanças demográficas, pressões econômicas, alterações climáticas, fluxos migratórios e instabilidade geopolítica. Esse conhecimento aprofundado pode fornecer insights sobre futuras necessidades de compras, por exemplo.

Nos últimos anos, as empresas que se destacaram em responder às mudanças no comportamento dos consumidores tiveram uma vantagem significativa. A consultoria global Bain & Company identificou algumas economias de consumo emergentes que moldarão o futuro do mercado. A seguir vamos explorar algumas das principais tendências mapeadas, como preferências de compra, avanços tecnológicos e a crescente conscientização ambiental.

O primeiro destaque é a personalização em massa. Os consumidores estão exigindo produtos e serviços altamente adaptados às suas preferências individuais. Empresas que utilizam big data e inteligência artificial para oferecer experiências customizadas estão em vantagem. Em um movimento para atender à essa demanda, em 2023 a CVC Corp, uma das maiores operadoras de turismo da América Latina, adquiriu a VHC Stay, uma empresa especializada em aluguel de imóveis por temporada. Esta aquisição visa expandir as ofertas de hospedagem e melhorar a experiência dos viajantes, integrando soluções tecnológicas avançadas para personalização dos serviços.

Cada vez mais presente no dia a dia das pessoas, a discussão sobre o consumo sustentável está se tornando uma prioridade. Consumidores estão mais conscientes do impacto ambiental de suas compras e preferem marcas que adotam práticas sustentáveis. 

Outra mudança relevante é o que chamamos de economia de experiência. Isso significa que as pessoas estão mais interessadas em comprar experiência e atividades de entretenimento e bem-estar, como viagens, shows e teatros, cruzeiros, restaurantes, eventos esportivos e culturais. Em agosto de 2023, o Airbnb adquiriu a empresa GamePlannerAI que fornece recomendações personalizadas de atividades de viagem. Essa aquisição de US$200 milhões agrega à marca e fortalece a capacidade do Airbnb de oferecer experiências de viagem personalizadas e expandir seus serviços no setor de atividades e experiências.

Uma verdade quase absoluta é que a tecnologia tem transformado a forma como compramos. A conveniência de compras online e o uso de dispositivos móveis para transações estão redefinindo o varejo. Um bom exemplo deste movimento foi a aquisição do James Delivery pelo Grupo Pão de Açucar para fortalecer suas operações de comércio eletrônico e delivery, proporcionando maior conveniência aos seus clientes. Em outro movimento de destaque no mercado de M&As, a Magazine Luiza adquiriu o Jovem Nerd, um dos maiores portais de conteúdo nerd/geek do Brasil, expandindo sua presença no segmento de mídia digital e conteúdo. A aquisição visa fortalecer a conexão da empresa com o público jovem e diversificar sua oferta de produtos e serviços.

São diversos os exemplos de tendências apontadas e que o varejo deve se beneficiar, como a economia do compartilhamento, que tem impulsionado modelos de negócios baseados em aluguel e assinatura; saúde e bem-estar, com uma preocupação maior por garantir alimentação saudável, fitness e medicina preventiva; inovações tecnológicas criando novas oportunidades para interações e engajamentos com consumidores, com ferramentas aplicando a internet das coisas (IoT) e a realidade aumentada (AR).

A compreensão e a antecipação de tendências como essas são cruciais para as empresas voltadas para o consumidor. Ao analisar de que forma elas influenciam o comportamento de compra e geram novas necessidades, as empresas podem se posicionar estrategicamente por meio do lançamento de novas soluções ou até mesmo juntar forças para conquistar a preferência de consumo por meio de fusões e aquisições.




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