logo fortezza
< Voltar

Conteúdos


Planejamento societário e tributário para uma transação de M&A – fusões e aquisições – M&A



 

Vendendo sua Empresa #9 – Planejamento societário e tributário para uma transação de M&A

Qual a importância de se planejar pelo prisma societário e tributário previamente a uma transação de M&A? Eu sou a Priscila Rosas, sócia da Fortezza Partners e este é o tema do programa Vendendo sua Empresa.

Um sócio decide vender a sua empresa, seja uma venda parcial ou total, é muito importante analisar qual é a composição societária da companhia. Durante a nossa análise, quando a gente pega um projeto novo, a gente sempre passa por uma fase de preparação, na qual a gente mergulha nas informações da companhia e analisa qual a necessidade de fazer uma reorganização societária ou um planejamento tributário previamente a transação. Algumas questões importantes, como os dois sócios ou mais sócios querem vender, estão alinhados com a venda da companhia? Existe divergências entre os sócios? Existe um acordo de acionista? O sócio que deseja vender tem condições de fazer isso sem o consentimento dos outros sócios? Ele é majoritário, minoritário? Enfim, são diversas questões societárias relevantes que devem ser analisadas antes da gente ir a mercado.

No tema tributário, geralmente as pessoas começam a pensar nesse tema perto do recebimento. A gente sempre alerta. Existem planejamentos tributários importantes, mas que tomam tempo, que devem ser feitos com bastante antecedência. Às vezes, a companhia opera com diversos CNPJs e a gente precisa fazer uma reestruturação societária previamente a transação, para organizar tudo dentro de um CNPJ.

Às vezes, a companhia possui ativos não operacionais, como veículos, imóveis, aeronaves que na verdade são de uso dos sócios ou familiares, mas que estão dentro da companhia. Nesses casos, é necessário fazer uma reorganização societária previamente a transação, para a gente transferir esses ativos para as pessoas físicas ou para os sócios que estão organizados numa holding patrimonial. Muitas vezes também, os próprios imóveis operacionais são transferidos para a física ou para uma holding patrimonial previamente a transação. Nesses casos, a operação não envolve os imóveis, mas sim os acionistas vendem a companhia e permanecem com os imóveis para poderem eventualmente bloquearem para a companhia ou para um terceiro.

Agora falando um pouquinho mais sobre o tema tributário, algumas questões são importantes os sócios estão organizados na Física ou em holdings? A companhia possui lucro acumulado, que pode ser utilizado para um eventual aumento de capital previamente a transação? A companhia possui prejuízo acumulado? Isso tem valor? Os sócios desejam fazer um planejamento sucessório previamente a transação? Todas essas questões são muito relevantes de serem levantadas com antecedência e, claro, acompanhadas por um assessor, não financeiro, mas o assessor legal e tributarista.

Muitas vezes, inclusive, a gente indica a contratação de um assessor tributarista ou societário previamente a transação, para fazer o que a gente chama de diligência prévia. Quando existem empresas que têm algumas questões de contingências ou inclusive de créditos a serem recuperados, créditos fiscais. Esse trabalho é muito importante para a gente ter conhecimento desses valores antes de entrar em diligência com potencial comprador e poder fazer essa negociação com mais subsídios.

Essas questões tributárias, assim como as questões societárias, a gente sempre indica que sejam olhadas com bastante antecedência da transação de M&A. Quando a gente começa numa fase de preparação, ou seja, onde a gente está analisando a companhia, antes de a gente ir ao mercado, a gente identifica essas questões e procura endereçá-las com os nossos clientes.

Bom, espero que a gente tenha contribuído com essas questões societárias e tributárias no âmbito de uma transação de M&A que não são fáceis, ainda mais para quem nunca passou por uma transação de M&A. Continue acompanhando a gente nas redes sociais e até o próximo vendendo a sua empresa.



Confira Episódios Anteriores




Como o smart money potencializa a geração de valor em empresas do middle-market

No universo de fusões e aquisições (M&A), a busca por investidores vai muito além do simples aporte financeiro. Empresá...

Em 2024, planos de saúde retomam lucro, mas muitos hospitais ainda sofrem

Por Beth Koike para Valor Econômico Após um prejuízo acumulado de R$ 15 bilhões no últimos três anos, as empresas de plan...

Fortezza Partners foi assessora exclusiva da Daqui pra Fora na transação com o Grupo CI

Acordo de participação minoritária relevante visa explorar oportunidades entre as empresas para oferta de serviços complemen...