logo fortezza
< Voltar

Conteúdos


Visão Geral – fusões e aquisições – M&A



 

Vendendo sua Empresa #1 – Visão Geral

Olá! Seja bem vindo à estreia do Vendendo sua Empresa o nosso programa número um. Um programa onde a gente vai explorar junto com vocês por diversos bate papos como é vender uma empresa, a que horas, qual é o timing, como é que eu faço, por onde eu começo e n outras perguntas e angústias que você, empresário, empresária ou família, vão ter sobre esse assunto que é tão significativo e tão importante. Esse programa a partir de hoje é promovido pela Fortezza Partners, uma empresa especializada em fusões e aquisições, uma empresa que vai muito além da transação. Eu sou o Denis Morante, sócio fundador da Fortezza Partners, um apaixonado por esse tema há mais de 20 anos, ao qual eu dedico a minha vida profissional e vai ser um enorme prazer estar com vocês aqui por diversos bate papos e elucidando todos esses mistérios e mostrando para vocês que pode ser um processo simples, um processo tranquilo, um processo até alegre e divertido no final.

E pra esse primeiro papo a gente vai falar sobre como é, uma pergunta que normalmente surge pra mim quando um cliente me aborda pela primeira vez, “Denis me dá uma visão geral, como é que se dá esse processo como um todo? Tenta me dar um, dois, três minutos aqui, uma visão geral.” E eu costumo dizer para essas pessoas que a primeira pergunta que a gente precisa responder é será que está na hora? É a hora de você vender a sua empresa? É a hora da sua família vender a sua empresa? Essa é a pergunta chave. Uma pergunta que a gente vai desenvolver junto com vocês com relação a mercado, com relação ao seu próprio timing. Quando eu digo isso, porque essas empresas, elas têm muito vínculo com essas pessoas, com essas famílias, então a gente precisa também, como um psicólogo, abordar com as pessoas. Será que é a hora que você está preparado para fazer isso?

Uma vez esse tema já abordado e definido junto com o meu interlocutor, ele vai me perguntar normalmente “como é que se faz isso, se está no timing correto. Então eu julgo que eu estou num timing correto, meu mercado, minha empresa, eu e minha família estamos todos prontos para começar essa jornada, essa trajetória. Como é que se faz?” Pessoal, basicamente um projeto é um projeto com começo, meio e fim. É um projeto onde você se prepara, onde você estuda, onde você analisa, determina o valor da sua empresa, que é uma pergunta muito pertinente que todos os empresários nos fazem. Qual é a ciência que está por trás disso? Um carro vale 50, 60.000 reais, está na tabela FIPE, mas e a minha empresa que eu estou há 50 anos investindo tempo, a minha família, qual é o valor? E a gente vai enveredar por esse assunto, no que nós chamamos de uma enorme preparação, um grande ensaio para que você chegue um dia e comece a fazer essa transação desenrolar, fazer com que essa transação seja executada. E tudo isso, pessoal, é tocado por especialistas. Assim como se você um dia decidir subir ao Everest, você vai se cercar de uma equipe preparada, que te acompanhe para chegar aquele cume maravilhoso, aquele momento histórico da sua vida. A vida da empresa é a mesma coisa. É um momento que passa rápido, assim como as pessoas que ficam no cume ficam por pouco tempo, mas a preparação e a trajetória para se chegar lá é bastante longo. Então a gente recomenda que você tenha esses especialistas ao seu lado, você precisa selecionar essas pessoas que estarão ao seu lado. O assessor financeiro é o primeiro deles. A gente vai abordar num bate papo como se seleciona um assessor, o que ele faz especificamente.

E uma vez que essa transação começa a desenrolar, uma hora você vai chegar no famoso dia de abrir a champanhe, de comemorar com seus amigos, com seus familiares, o início de um novo ciclo e o final de um ciclo que você começou ali há 10, 15, 20 anos. Não veja isso como um término, como uma tristeza. Pelo contrário, é um ciclo. É uma nova etapa que você vai iniciar e muito cá entre nós, né pessoal? Aqui no nosso primeiro episódio do Vendendo sua Empresa, se você está vendendo a sua empresa, algo bastante relevante está acontecendo com você. Você vai ter que comemorar ali no final. Então pessoal, como eu disse para vocês, a partir de agora nós teremos uma série de bate papos para desvendar todas as angústias, dúvidas, vamos explicar o processo. Nosso próximo bate papo é exatamente sobre essa questão do timing, dos motivos, o que te leva a chegar lá? É isso que a gente vai abordar com bastante profundidade no nosso próximo bate papo.

Fiquem à vontade para procurar esses nossos podcasts nas redes sociais, no seu podcast preferido, eles estarão lá. Esperamos que você esteja no nosso próximo bate papo. Muito obrigado e até a próxima!




Você é o diretor de criação de valor da sua empresa?

Na busca constante pelo sucesso empresarial, a criação de valor emerge como um pilar fundamental para qualquer organização. ...

O impacto das tendências de consumo na transformação das marcas

Durante décadas, entender as tendências tem sido uma questão crucial para as empresas voltadas para o consumidor. Os executiv...

Empresários discutem o impacto das questões de saúde mental no ambiente corporativo e como encontrar soluções

Encontro promovido pela Fortezza Partners em parceria com a Gattaz Health & Results reuniu empresários e profissionais de R...




INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

    RUA JOAQUIM FLORIANO, 1.120 - 2° ANDAR - ITAIM BIBI - SÃO PAULO-SP, BRASIL
    CEP: 04534-004 - TEL. +55 11 4502-4463

    © 2021 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - FORTEZZA PARTNERS - Website by: plyn!