logo fortezza
< Voltar

Conteúdos


Como são compostos os retornos dos fundos de Private Equity



 

fundos-de-private-equity-vendendo-sua-empresa

Olá, bem-vindos a mais uma edição do Vendendo sua Empresa. Meu nome é Gabriel Rabello, sou sócio da Fortezza Partners. Lembram que no episódio 16 abordamos o que são fundos de private equity? Então, hoje vamos continuar esse tema, falando um pouco sobre como são compostos os retornos desse tipo de fundo de investimento.

Apenas recapitulando: fundos de private equity são aqueles que investem em ativos ilíquidos, ou seja, empresas que não são listadas em bolsa de valores. Via de regra, o fundo vai fazer um aporte de capital em troca de participação acionária na empresa-alvo.

Os fundos de investimento costumam prometer aos seus cotistas taxas de retorno médias nominais anuais de 20%. Isso faz jus ao perfil de risco desse investimento, que é mais elevado, e ao prazo, que é longo, de oito a dez anos. Esses retornos têm três grandes componentes: a fase de investimento, a valorização do ativo e o desinvestimento.

Na fase de investimento, o fundo busca adquirir o ativo ao valuation mais atraente possível, ou seja, abaixo de peers de mercado e com um valuation inferior ao fluxo de caixa projetado pela companhia.

Na fase de valorização do ativo, o fundo de private equity é sócio da companhia e busca o seu crescimento, seja de maneira orgânica, aumentando receita, reduzindo custos e despesas, fazendo uma reestruturação financeira e melhorias operacionais, ou de maneira inorgânica, fazendo aquisições, joint ventures e associações do tipo.

Por fim, no desinvestimento, os fundos de private equity buscam um valuation de saída robusto, seja através de uma oferta pública de ações, seja vendendo para outro investidor financeiro ou estratégico. Via de regra, no Brasil, os fundos de private equity costumam vender suas participações para investidores estratégicos, como foi o caso recente da venda da participação da Advent na Kopenhagen para a Nestlé.

Uma análise estatística histórica demonstra que esses três componentes têm peso igual na taxa de retorno média dos fundos, de 20% ao ano, ou seja, um terço, um terço, um terço.

E aí, ficou com alguma dúvida? Quer saber como os gestores de fundo de private equity pensam? Entre em contato conosco e não deixe de acompanhar os próximos episódios do Vendendo sua Empresa.

Meu nome é Gabriel Rabello, sócio da Fortezza Partners. Até o próximo episódio.




Reforma fiscal e as transações de M&A

A iminente reforma fiscal no Brasil tem gerado grandes expectativas no mercado de fusões e aquisições (M&A). Enquanto o o...

Fortezza Partners traz Reed Phillips para workshop exclusivo sobre o método de avaliação de empresas: QuickValue

O evento reuniu empresários de diversas partes do Brasil em São Paulo para uma manhã de imersão com o especialista da Oaklin...

Um título simples, mas uma mensagem poderosa sobre valuation

Se você já precisou avaliar uma empresa, sabe que essa é uma tarefa que demanda bastante empenho e conhecimento. Por isso, ao...




INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

    RUA JOAQUIM FLORIANO, 1.120 - 2° ANDAR - ITAIM BIBI - SÃO PAULO-SP, BRASIL
    CEP: 04534-004 - TEL. +55 11 4502-4463

    © 2021 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - FORTEZZA PARTNERS - Website by: plyn!