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Avaliação de empresas e o valor das marcas – fusões e aquisições – M&A



 

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Olá, eu sou o Denis Morante, sócio fundador da Fortezza Partners, um apaixonado por M&A, e hoje estou aqui para continuar conversando com vocês sobre um tema muito interessante: avaliação de empresas. No episódio em que falei sobre avaliação de empresas, eu comentava que este tema tinha se tornado extremamente comum, quase como uma conversa de boteco. Mas, dentro desse assunto, existem várias derivações que surgem quando estamos em contato com clientes, finalizando um trabalho de avaliação de empresas. Hoje, vou abordar algumas delas com vocês.

Só relembrando um pouco o que discutimos anteriormente: o valor de uma empresa é, basicamente, o valor presente dos fluxos de caixa descontados que essa empresa terá ao longo de sua vida futura.

Quando falamos de fluxos de caixa descontados, praticamente todos os ativos da empresa compõem esse fluxo. Normalmente, ao concluirmos um trabalho de avaliação, empresários e empresárias nos perguntam: “Denis, muito bom, você calculou o valor da minha empresa em 100 dinheiros. E o valor da minha marca, onde está?”. Minha resposta, bem rápida, é: “Já está contido nesses 100 dinheiros que acabei de apresentar”.

Normalmente, a pessoa olha para mim com uma expressão de dúvida, como se estivesse se perguntando se não estou esquecendo de algo. Mas vou explicar por que já está incluído. Basicamente, o valor de uma marca traz para a empresa poder de preço, permitindo margens melhores que as dos concorrentes, além de maior penetração de mercado.

Por exemplo, uma empresa com uma marca forte tende a vender mais, ter maior market share e, eventualmente, menos despesas com distribuição e vendas para colocar o produto no mercado final. Portanto, vocês vão concordar que a força da marca se reflete nos fluxos de caixa, melhorando preço, volume de vendas e, possivelmente, reduzindo despesas operacionais.

Com isso, o fluxo de caixa da empresa se torna mais robusto, maior, e isso é capturado no fluxo de caixa que será descontado, estando assim no valor da empresa. Ou seja, a marca faz parte do valor da empresa.

Para reforçar esse ponto, uma empresa muito conhecida por avaliar marcas, chamada Kantar Brands, faz um ranking anual do valor das marcas brasileiras e mundiais. Recentemente, em março de 2024, eles divulgaram o panorama do valor das marcas brasileiras em 2023. Para dar uma ideia, a marca mais valiosa do Brasil é o Itaú, com valor de R$ 7,5 bilhões. Atrás vêm marcas como Brahma, Skol, Claro e Nubank. Outras marcas conhecidas, como Natura, Havaianas e Magalu, também fazem parte do levantamento.

Só para vocês terem uma ideia, o Itaú, que vale R$ 170 bilhões como empresa listada na bolsa, tem uma marca cujo valor é de R$ 7,5 bilhões. Como eu disse, esses R$ 7,5 bilhões já estão incluídos nos R$ 170 bilhões. As quatro principais marcas no topo do ranking (Itaú, Skol, Brahma, Claro e Nubank) têm valores que correspondem a cerca de 10% dos valores totais dessas empresas. Já marcas como Natura, Magalu e Havaianas, que são mais reconhecidas pelo produto em si, representam algo entre 35% e 40% do valor total dessas empresas.

Então, novamente, o valor da marca está contido no valuation que realizamos. E outras perguntas similares também podem surgir, como: “E o valor dos meus imóveis? E o valor da minha fábrica?”. Eu, às vezes, complemento: “E o valor da sua gestão? Se sua gestão for muito boa, ela também está refletida no valor da sua empresa”. Tudo isso contribui para que o fluxo de caixa seja maior, e, quando fazemos o desconto a valor presente, o valor da empresa aumenta.

Portanto, lembre-se: o valor da sua marca está contido no valor da sua empresa, assim como outros ativos relevantes. Se você gostou desse tema e dessa explicação, continue nos acompanhando nas redes sociais. Sempre exploraremos temas interessantes e pertinentes sobre valuation, transações, processos de venda e sucessão. Muito obrigado!




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