Olá a todos, meu nome é Daniel Gildin, eu sou um dos sócios fundadores da Fortezza Partners e estou aqui com vocês para mais um programa do Vendendo sua Empresa.
Vocês já ouviram falar do termo compradores em série, compradores em série ou serial buyers, em inglês? Pois bem, nada mais são do que empresas do seu setor, dos mais diversos setores tecnologia, educação, saúde, que usam a aquisição de outras empresas como uma ferramenta de crescimento, um drive de crescimento importante, sendo ele para comprar tecnologias novas, soluções novas, produtos que eles veem na aquisição, um jeito rápido de ter aquilo ao invés de desenvolver internamente ou um jeito de expandir geograficamente, aumentar a abrangência geográfica da empresa. E também, alguns usam a aquisição como uma ferramenta de defesa de mercado, algum concorrente menor que começa a incomodar, ou algum concorrente menor que pode ser comprado por um outro concorrente grande desse comprador em série, e eventualmente faça sentido o comprador em série ir la e tirar essa empresa do mercado, comprar essa empresa.
Nós da Fortezza Partners acreditamos que um comprador em série são compradores profissionais que fazem aquilo da vida, alguns deles com 30, 40 aquisições já feitas, enquanto que o empresário ele está fazendo aquilo pela primeira vez e muitos deles pela última vez.
Então, o assessor financeiro, ele vem nesse jogo para compor com o empresário e equilibrar as equipes. De um lado, você tem um comprador profissional, um comprador em série e do outro você tem um empresário, conhece muito bem do negócio e uma equipe conhece muito bem do processo de M&A, assim como um comprador em série. É muito importante entender que um comprador em série ele sabe exatamente o processo, os pontos de atenção, os pontos que não são tão relevantes. Enquanto que o empresário não conhece isso, não consegue prever isso. Uma diligência numa negociação de contratos societários, tributários ou a preparação da própria empresa.
Então o seu assessor vem aí para equilibrar esses pratos, tirar a assimetria de informação e ajudar o empresário a garantir com que ele faça aquele negócio da melhor forma possível, do jeito que ele tinha imaginado e não ter nenhum arrependimento no final do processo. Espero que vocês tenham gostado desse tema, desse assunto. Qualquer dúvida, fique a vontade para entrar em contato com a gente pelos nossos canais e vejo vocês nos próximos programas do Vendendo sua Empresa. Um abraço!
A iminente reforma fiscal no Brasil tem gerado grandes expectativas no mercado de fusões e aquisições (M&A). Enquanto o o...
O evento reuniu empresários de diversas partes do Brasil em São Paulo para uma manhã de imersão com o especialista da Oaklin...
Se você já precisou avaliar uma empresa, sabe que essa é uma tarefa que demanda bastante empenho e conhecimento. Por isso, ao...