logo fortezza
< Voltar

Conteúdos


Compradores em série (serial buyers) – fusões e aquisições – M&A



 

Vendendo sua Empresa #10 – Compradores em série serial buyers

Olá a todos, meu nome é Daniel Gildin, eu sou um dos sócios fundadores da Fortezza Partners e estou aqui com vocês para mais um programa do Vendendo sua Empresa.

Vocês ouviram falar do termo compradores em série, compradores em série ou serial buyers, em inglês? Pois bem, nada mais são do que empresas do seu setor, dos mais diversos setores tecnologia, educação, saúde, que usam a aquisição de outras empresas como uma ferramenta de crescimento, um drive de crescimento importante, sendo ele para comprar tecnologias novas, soluções novas, produtos que eles veem na aquisição, um jeito rápido de ter aquilo ao invés de desenvolver internamente ou um jeito de expandir geograficamente, aumentar a abrangência geográfica da empresa. E também, alguns usam a aquisição como uma ferramenta de defesa de mercado, algum concorrente menor que começa a incomodar, ou algum concorrente menor que pode ser comprado por um outro concorrente grande desse comprador em série, e eventualmente faça sentido o comprador em série ir la e tirar essa empresa do mercado, comprar essa empresa.

Nós da Fortezza Partners acreditamos que um comprador em série são compradores profissionais que fazem aquilo da vida, alguns deles com 30, 40 aquisições feitas, enquanto que o empresário ele está fazendo aquilo pela primeira vez e muitos deles pela última vez.

Então, o assessor financeiro, ele vem nesse jogo para compor com o empresário e equilibrar as equipes. De um lado, você tem um comprador profissional, um comprador em série e do outro você tem um empresário, conhece muito bem do negócio e uma equipe conhece muito bem do processo de M&A, assim como um comprador em série. É muito importante entender que um comprador em série ele sabe exatamente o processo, os pontos de atenção, os pontos que não são tão relevantes. Enquanto que o empresário não conhece isso, não consegue prever isso. Uma diligência numa negociação de contratos societários, tributários ou a preparação da própria empresa.

Então o seu assessor vem para equilibrar esses pratos, tirar a assimetria de informação e ajudar o empresário a garantir com que ele faça aquele negócio da melhor forma possível, do jeito que ele tinha imaginado e não ter nenhum arrependimento no final do processo. Espero que vocês tenham gostado desse tema, desse assunto. Qualquer dúvida, fique a vontade para entrar em contato com a gente pelos nossos canais e vejo vocês nos próximos programas do Vendendo sua Empresa. Um abraço!



Confira Episódios Anteriores




Empresários discutem o impacto das questões de saúde mental no ambiente corporativo e como encontrar soluções

Encontro promovido pela Fortezza Partners em parceria com a Gattaz Health & Results reuniu empresários e profissionais de R...

A importância da preparação prévia ao processo de M&A

Costumo dizer que a decisão de seguir um caminho que envolva M&A é apenas o começo de um processo longo, que começa mese...

Atração de investidor financeiro ou venda para player estratégico?

Primeiramente, vale a pena um esclarecimento sobre as diferenças entre uma transação envolvendo investidores financeiros e es...




INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

    RUA JOAQUIM FLORIANO, 1.120 - 2° ANDAR - ITAIM BIBI - SÃO PAULO-SP, BRASIL
    CEP: 04534-004 - TEL. +55 11 4502-4463

    © 2021 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - FORTEZZA PARTNERS - Website by: plyn!