logo fortezza
< Voltar

Conteúdos


Quando vender a sua empresa – fusões e aquisições – M&A



 

Vendendo sua Empresa #2 Quando vender a sua empresa

Olá! Bem vindo ao programa número dois do Vendendo sua Empresa. Eu sou Denis Morante, da Fortezza Partners, um apaixonado por esse tema.

No nosso programa anterior nós dissemos que hoje falaríamos sobre o timing ideal da venda da empresa, que é uma pergunta que sempre os clientes, os empresários, empresárias nos fazem nas nossas primeiras interações, “é a hora de eu vender a minha empresa?” E para responder essa pergunta, eu vou no passado a uma palestra que assisti há muitos anos, um empresário da indústria farmacêutica, durante a palestra, foi perguntado por que ele não vendia a empresa dele naquele momento e ele deu uma resposta que era basicamente a seguinte. Ele falou: “Olha pessoal, minha empresa está muito bem, minha sucessão está encaminhada, meus filhos e meus sobrinhos estão entrando no negócio, estão se dando bem. A gente está dominando a bola, o mercado é nosso, o nosso market share, nossa situação financeira. Está tudo ótimo. Por que eu vou vender minha empresa?” E eu saí com aquela pergunta “Por que eu vou vender minha empresa se está tudo tão bem?” E ao mesmo tempo eu faço um paralelo com o mercado acionário. Todos nós, quando vamos vender uma ação, vamos perguntar para o nosso consultor, para o nosso corretor se é o melhor momento, se ela está na alta, se o preço está bom, pode ser que suba mais um pouco… Então, em resumo, a gente tem que vender na alta. E aquele empresário disse: “Por que eu vou vender a minha empresa?” O que ele queria dizer com essa pergunta? Que não, que aquele não era o momento. Mas pensando em todos os motivos que ele elencou, eu cheguei a uma conclusão que aquele sim era o momento. A empresa estava na alta. Seria o momento de vender aquele ativo justamente porque ela estava bem, a sucessão encaminhada, todo mundo se dando bem e ela dominando o mercado.

Vocês hão de convir comigo que quem vai comprar vai olhar tudo isso e vai precificar na alta, não vai precificar na baixa. E normalmente as pessoas, os seres humanos, eles acabam se comportando por motivações, quase que por uma obrigação. E a venda da empresa ela se dá quando estes motivos não estão lá. É quando a sua sucessão não está encaminhada. É quando seus filhos não estão se dando bem entre si ou com seus sobrinhos. É quando o mercado começa a bater forte em você. Ou quando a situação financeira da sua empresa não está boa. É aí que, por uma certa obrigação, os empresários querem colocar as suas empresas a venda, mas não, o timing aí já passou. O timing bom é quando você tem a capacidade de antever que você está naquela situação favorável, tudo está bem e chegou a hora de você enveredar por aquele processo. E aí eu faço um paralelo com um cliente meu que uma vez eu fiz essa pergunta para ele e ele me disse o seguinte: “Denis, eu estou no auge, assim como estava o Pelé em 73 e deu uma entrevista e disse que estava largando o futebol naquele momento, que ele estava no auge da carreira.”

Parece contrassensual. Parece até um pouco esquisito alguém parar uma carreira no seu auge e vender a empresa no seu auge também. Mas é a melhor hora. Se você me fez a pergunta e eu sinceramente vou te responder, tem que vender na alta, você tem que vender quando ela está no auge. Apesar de parecer para você que não é a hora, apesar de parecer para você que está tudo bem e que você quer continuar pilotando a sua Ferrari por mais um tempo, mas pode ser aquele momento. Então pessoal, espero ter esclarecido para vocês o que na nossa opinião, aqui na Fortezza Partners, uma empresa muito além da transação e eu, Denis Morante, apaixonado por tudo isso, um raciocínio que ao longo do tempo eu desenvolvi, to dividindo aqui com vocês.

Na nossa próxima conversa a gente vai falar sobre como escolher o assessor financeiro que eu mencionei para vocês, que alguém importante para estar ao seu lado. Então continue conosco, mande suas dúvidas, suas críticas, suas perguntas pelas redes sociais, pelo seu programa de podcast e até a próxima! Vamos conversar mais um pouco sobre esse tema que tanto me apaixona. Até mais!



Confira Episódios Anteriores




Empresários discutem o impacto das questões de saúde mental no ambiente corporativo e como encontrar soluções

Encontro promovido pela Fortezza Partners em parceria com a Gattaz Health & Results reuniu empresários e profissionais de R...

A importância da preparação prévia ao processo de M&A

Costumo dizer que a decisão de seguir um caminho que envolva M&A é apenas o começo de um processo longo, que começa mese...

Atração de investidor financeiro ou venda para player estratégico?

Primeiramente, vale a pena um esclarecimento sobre as diferenças entre uma transação envolvendo investidores financeiros e es...




INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

    RUA JOAQUIM FLORIANO, 1.120 - 2° ANDAR - ITAIM BIBI - SÃO PAULO-SP, BRASIL
    CEP: 04534-004 - TEL. +55 11 4502-4463

    © 2021 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - FORTEZZA PARTNERS - Website by: plyn!