logo fortezza
< Voltar

Conteúdos


Você sabe o que é Due Diligence? Fusões e aquisições – M&A



 

Vendendo sua Empresa #12 – Você sabe o que é Due Diligence?

Olá a todos, meu nome é Daniel Gildin, estou aqui para mais um programa do Vendendo sua Empresa. Vocêsouviram falar sobre tal da diligência ou due diligence, como se fala em inglês? A due diligence nada mais é do que uma etapa do processo de M&A em que o empresário, a empresa, ela é vasculhada e totalmente analisada por assessores, geralmente contratados pelos compradores, pelos investidores, para entender tudo sobre a empresa. Significa aspectos tributários, contábeis, financeiros, trabalhistas, operacionais, mercadológicos, ambientais e por vai. A lista é bem grande.

É importante dizer que a diligência, ela não é uma auditoria. Muitos empresários acabam se confundindo. A auditoria tem um escopo muito mais reduzido do que uma diligência. Ela geralmente analisam um trimestre ou um ano, enquanto que a diligência acaba olhando, às vezes, para períodos bem mais longos, como cinco anos, às vezes até dez anos, dependendo do tema e dependendo do tipo de empresa.

É muito importante que o empresário se prepare para esse momento, porque é o momento em que a empresa realmente ela vai ser virada de cabeça para baixo. E para isso, existe um mecanismo, uma ferramenta, muito usada no mercado americano e no mercado europeu que se chama o Sell side due diligence, nada mais é do que o próprio vendedor fazendo a diligência que um comprador faria na frente no processo, mas antes mesmo do processo começar. Dessa forma, o vendedor consegue logo de início, entender quais são os riscos que existem na empresa dele, os passivos, quais são os pontos positivos, melhorias que podem acontecer numa potencial venda da empresa. Então esse trabalho é feito previamente, antes de entrar realmente com a empresa num processo de M&A.

A gente gosta de fazer um paralelo para explicar o que é o sell side due diligence. Quando você vai fazer uma cirurgia, por exemplo, um médico nunca pede para você ir direto para o centro cirúrgico. Ele sempre pede para você fazer um diagnóstico, fazer exames antes para ter certeza que você precisa fazer essa cirurgia. O sell side due diligence nada mais é do que isso. Você está vendo se você precisa fazer alguma coisa ou o empresário mudar alguma coisa no negócio dele ou sanar algum problema no negócio dele antes de ir para um processo de M&A e o comprador acabar encontrando esses tipos de problemas ou esses tipos de pontos de atenção que podem aparecer numa diligência.

Espero que vocês tenham entendido o que é a due diligence, o que é o sell side due diligence. Convido vocês a assistir esse podcast quantas vezes for necessário ou entrar em contato com a Fortezza para você garantir que você faça o negócio da sua vida. Continue acompanhando a gente no Vendendo sua Empresa e te vejo no próximo. Um abraço!



Confira Episódios Anteriores




Empresários discutem o impacto das questões de saúde mental no ambiente corporativo e como encontrar soluções

Encontro promovido pela Fortezza Partners em parceria com a Gattaz Health & Results reuniu empresários e profissionais de R...

A importância da preparação prévia ao processo de M&A

Costumo dizer que a decisão de seguir um caminho que envolva M&A é apenas o começo de um processo longo, que começa mese...

Atração de investidor financeiro ou venda para player estratégico?

Primeiramente, vale a pena um esclarecimento sobre as diferenças entre uma transação envolvendo investidores financeiros e es...




INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

    RUA JOAQUIM FLORIANO, 1.120 - 2° ANDAR - ITAIM BIBI - SÃO PAULO-SP, BRASIL
    CEP: 04534-004 - TEL. +55 11 4502-4463

    © 2021 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - FORTEZZA PARTNERS - Website by: plyn!