logo fortezza
< Voltar

Conteúdos


Fundos de Private Equity – fusões e aquisições – M&A



 

Vendendo sua Empresa #16 – Fundos de private equity

Bem vindos a mais uma edição do Vendendo sua Empresa. Meu nome é Gabriel Rabello, sócio da Fortezza Partners e hoje abordaremos o tema Fundo de Private Equity.

Os fundos de private equity ganharam notoriedade no Brasil nas últimas duas décadas. O que são os fundos de private equity? São aqueles que investem em empresas de capital fechado, ou seja, as empresas que não são listadas em bolsa de valores. Os gestores desses fundos visam gerar valor na empresa investida e, consequentemente, retornos atrativos para seus investidores.

Alguns mecanismos que esses gestores se utilizam para gerar valor nessa empresa investida são a melhoria das práticas de governança corporativa, reestruturação do perfil de endividamento financeiro, melhores práticas de eficiência operacional e aquisições de outras empresas e consolidação do setor. Os fundos de private equity são investimentos de longo prazo e voltados para investidores qualificados, e a gente pode dividir as etapas de vida desses fundos em três: captação, investimento e desinvestimento. Uma vez captado o fundo, a fase de investimento e desinvestimento leva em média, de sete a dez anos.
O desinvestimento ocorre através da venda da fatia que esse fundo de private equity tem na empresa investida para um outro investidor financeiro, um player estratégico ou através de uma oferta pública de ações, os chamados IPOs. Os investidores dos fundos de private equity buscam, em média, retornos nominais de 15 a 20% ao ano. Existem no Brasil, hoje dezenas de fundos de private equity, sejam eles nacionais ou internacionais. O que diferencia esses fundos de private equity são basicamente os critérios para a escolha das empresas investidas e o modelo de atuação e gestão, uma vez dentro da empresa.

Entre os principais critérios que a gente pode citar dos fundos para escolher as empresas investidas, podemos falar em tamanho de cheque, tamanho de investimento que pode ser menor ou maior, a participação adquirida, que pode ser minoritária ou majoritária, e setores. Alguns fundos olham para setores específicos, alguns fundos são agnósticos a setores. Com relação à gestão, nós temos desde o fundo que tem a postura mais passiva, ou seja, simplesmente um assento no conselho de administração e foco nas decisões estratégicas da empresa, até aquele fundo que tem uma participação extremamente ativa no dia a dia da empresa, com indicação inclusive de executivos, como CFO e COO .

Algumas transações emblemáticas de private equity no Brasil que podemos citar são investimento do General Atlantic na XP Investimentos desde 2012 até o seu IPO em 2019. O investimento do grupo Advent International na CRM em 2020 e o investimento do Pátria. Um dos primeiros fundos de private equity brasileiros, no Delboni Auriemo SA, a empresa de medicina diagnóstica, há mais de 20 anos.

É claro que private equity é um tema muito mais complexo do que isso e é por isso que é super importante você estar bem assessorado nessa e em todas as decisões estratégicas da sua empresa. Ficou alguma dúvida? Entre em contato com a gente e acompanhe aqui os próximos episódios do Vendendo sua Empresa. Meu nome é Gabriel Rabello, sócio da Fortezza Partners. Até a próxima.



Confira Episódios Anteriores




Empresários discutem o impacto das questões de saúde mental no ambiente corporativo e como encontrar soluções

Encontro promovido pela Fortezza Partners em parceria com a Gattaz Health & Results reuniu empresários e profissionais de R...

A importância da preparação prévia ao processo de M&A

Costumo dizer que a decisão de seguir um caminho que envolva M&A é apenas o começo de um processo longo, que começa mese...

Atração de investidor financeiro ou venda para player estratégico?

Primeiramente, vale a pena um esclarecimento sobre as diferenças entre uma transação envolvendo investidores financeiros e es...




INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

    RUA JOAQUIM FLORIANO, 1.120 - 2° ANDAR - ITAIM BIBI - SÃO PAULO-SP, BRASIL
    CEP: 04534-004 - TEL. +55 11 4502-4463

    © 2021 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - FORTEZZA PARTNERS - Website by: plyn!