Chegamos ao fechamento da sua transação. Está escrito no seu contrato o preço. Não se fala mais nisso? Sim, a gente vai falar mais nisso. Eu sou Denis Morante, sócio fundador da Fortezza Partners, e esse é exatamente o assunto do nosso episódio de hoje do Vendendo sua Empresa. O ajuste de preço após a transação.
O ajuste de preço tem uma natureza temporal. Basicamente, ele é necessário porque no dia em que você vende a sua empresa, passa suas ações para o comprador e recebe o preço de aquisição. Nem você e nem o comprador tem certeza com relação qual é o saldo de caixa, qual é o saldo de dívida e qual é o saldo de capital de giro que você acabou de entregar nas mãos do seu comprador. Porém, antes do dia do fechamento, vocês definiram uma estimativa para esses números.
Você disse ao seu comprador: “Eu acredito que o meu saldo de caixa vai ser 10 milhões. A minha dívida vai ser de 25 milhões. Portanto, fazendo uma subtração, a dívida líquida da empresa será de 15 milhões e meu capital de giro é de 30 milhões.” Só que esse saldo ele é impossível de ser apurado ali, exatamente no momento da venda da empresa, porque a contabilidade de qualquer empresa, aqui, em qualquer lugar do mundo, toma alguns dias para ser definida, fechada e encerrada.
Portanto, não é diferente no mundo das aquisições. Há uma necessidade de que alguns dias passem, mais ou menos, 30, 60, 90 dias, de modo que o auditor do comprador possa vir a dizer: Olha, aquele saldo de dívida líquida de 15 milhões que o vendedor declarou no dia da venda da empresa está correto. Aquele saldo de capital de giro que ele declarou no dia da venda da empresa está correto.” Se não estiver correto, vem o ajuste de preço.
Ou seja, ele havia comprado uma empresa com 30 milhões de capital de giro. Ele havia comprado uma empresa com 15 milhões de dívida líquida. Se for um ajuste positivo, você vendedor, será ressarcido em algum valor exatamente no valor do ajuste. Se for um ajuste que a gente chama de negativo, você, vendedor, teria que devolver dinheiro para o comprador, o que significa que o preço da venda da sua empresa, como a gente disse no início, não foi aquele do dia da assinatura, foi um pouco menos ou eventualmente, como eu acabei de dizer, um pouco mais.
Então, isso faz parte de todas as transações sem qualquer tipo de exceção, porque existe essa necessidade temporal de se apurar saldos que a gente não tem o exato conhecimento no dia da venda e que terá dias depois. E esses saldos precisam ser auditados, confirmados então, comparados com os saldos declarados no contrato, para a gente saber se tem um ajuste a maior ou a menor no preço de aquisição da sua empresa. Então, basicamente pessoal, que bom que a gente pôde esclarecer para vocês aqui mais um capítulo e capítulo importante esse. Imagina o preço de aquisição da sua empresa que você achava que estava definido no dia da transação. Não está? Tem mais algo acontecer que é o ajuste de preço.
Então continuem nos seguindo nas nossas redes sociais, no nosso site, no YouTube que o Vendendo sua Empresa vai continuar trazendo assuntos pertinentes e importantes para que você debata, reflita antes de entrar nesse processo de venda da sua empresa.
A iminente reforma fiscal no Brasil tem gerado grandes expectativas no mercado de fusões e aquisições (M&A). Enquanto o o...
O evento reuniu empresários de diversas partes do Brasil em São Paulo para uma manhã de imersão com o especialista da Oaklin...
Se você já precisou avaliar uma empresa, sabe que essa é uma tarefa que demanda bastante empenho e conhecimento. Por isso, ao...