logo fortezza
< Voltar

Conteúdos


SUCCESSION: Uma série sobre M&A, poder e sucessão – fusões e aquisições – M&A



 

Vendendo sua Empresa #28 – SUCCESSION: Uma séria sobre M&A, poder e sucessão

Você já se deparou com uma série ou com um filme em que você se identifica? Imagino meus amigos publicitários assistindo Mad Men, ou os amigos médicos assistindo Grey’s Anatomy ou House, ou a quantidade de advogados que se identificam com aquelas salas de cortes americanas, e assim por diante. Eu finalmente cheguei nesse ponto e vou contar para vocês.

Eu sou Denis Morante, sócio fundador da Fortezza Partners, e hoje no episódio de Vendendo sua Empresa, vou contar para vocês sobre a minha identificação com a série Succession. Gente, uma baita série, com quatro temporadas e 39 episódios, que foi agraciada com dezenas de prêmios, entre eles Globos de Ouro. A série trata de um tema que é a sucessão familiar dentro de um grande grupo empresarial americano de mídia, fundado por um empresário de origem escocesa radicado nos Estados Unidos, chamado Logan Roy. Ele tinha quatro filhos que, obviamente, ao longo da série, disputam a sucessão do pai dentro desse grande grupo de mídia americana.

Desses quatro filhos, um era, de certa maneira, uma carta fora do baralho, porque não queria trabalhar na empresa ou fazer qualquer coisa do gênero. Inclusive, acaba sendo candidato à presidência dos Estados Unidos. Mas os outros três eram realmente candidatos à sucessão. Eram dois homens e uma mulher, que disputavam de maneira bastante aberta e clara a sucessão do pai, e o pai estimulava bastante isso. Um dos filhos não tinha muitas condições, inclusive já tinha se envolvido com drogas e tinha alguns problemas. O outro, de certa maneira, tinha uma certa imaturidade. A filha tinha uma personalidade muito forte, uma carreira brilhante como consultora política, e também disputava de maneira bastante acirrada essa sucessão. Mas série, se mostra um pouco o machismo, o bullying, a discriminação contra a mulher, e tudo mais, entre os irmãos e o próprio pai fazendo algo nesse sentido.

Mas o fato é que o senhor Logan, como um grande empresário, uma pessoa de muito sucesso, de muita ascensão e muita influência, é mostrado na série conversando o tempo todo com candidatos à presidência dos Estados Unidos. Imaginem o poder que ele desfrutava no país. O que ele mais queria era permanecer naquela posição, como se fosse imortal, como se nunca precisasse fazer uma substituição dentro do seu grupo empresarial. Mas ele sabia que não tinha essa opção. Isso não é um defeito, não é uma desvantagem. Não há qualquer caráter negativo, porque, de fato, uma pessoa como ele com a história que ele tinha, eu vejo isso o tempo todo nos clientes com quem falo: são histórias extremamente ímpares, pessoas com personalidades muito fortes, com um enorme grau de motivação e entusiasmo para fazer aquele negócio. E isso não é por hereditariedade que transmitimos aos nossos filhos.

Então, uma vez percebido, quero falar com você, empresária e empresário, que passa por essa situação: se você percebe que os seus filhos não vão ser os seus naturais substitutos, e de novo enfatizo, não tem problema, está tudo bem, você deve começar a pensar na eventual venda da sua empresa. Isso passa pela série o tempo todo, com conversas que Logan tem com competidores, investidores, e tudo mais.

O fato é que esse empresário brilhante, campeão e extremamente bem-sucedido, acaba não protagonizando este momento crucial da empresa dele, porque ele acaba partindo antes dessa hora. Ele parte antes da eventual sucessão que não iria acontecer de qualquer maneira. Fico até pensando comigo: será que se ele tivesse um filho muito talentoso, ele colocaria esse filho no lugar dele? Acredito que não. Ele continuaria achando algum defeito ou incitaria os irmãos a batalharem contra aquele filho. Na realidade, era ele e ponto final. Portanto, ele deveria ter antecipado e protagonizado esse processo e vendido a empresa dele, como acabou acontecendo depois da falta dele, para uma empresa muito grande de origem sueca, uma empresa de mídia de tecnologia que veio comprar um titã da mídia tradicional, ou seja, uma transação muito óbvia para os tempos atuais.

Ele deixou essa oportunidade passar. Então, o que digo para vocês é: protagonize isso. Por mais difícil que seja admitir que vai precisar passar por essa transação, pelo menos pense no seguinte aspecto: você vai escolher o comprador da sua empresa, vai escolher o melhor timing, vai escolher a estrutura. Você vai poder, inclusive, endereçar algumas questões dos seus filhos e evitar algumas surpresas negativas. Ou seja, o protagonismo vai ser seu e não vai ser após a sua saída, após a sua falta, que tudo isso vai acontecer.

Inclusive, não vou dar este spoiler, mas quem acaba tomando conta da empresa dele, a partir do momento que essa empresa sueca adquire, é uma pessoa improvável dentro do quadro de opções que ele tinha. Então, se você gostou dessa descrição, assista a série. É realmente espetacular. Valem os 39 episódios. Continue nos seguindo aqui no Vendendo sua Empresa. Sempre traremos temas interessantes como esse, inclusive o fato de termos assistido a uma série televisiva e identificado ali uma oportunidade de conversar com vocês sobre um tema tão relevante e tão sensível que é a sucessão.

Muito obrigado e até o nosso próximo episódio.



Confira Episódios Anteriores




Você é o diretor de criação de valor da sua empresa?

Na busca constante pelo sucesso empresarial, a criação de valor emerge como um pilar fundamental para qualquer organização. ...

O impacto das tendências de consumo na transformação das marcas

Durante décadas, entender as tendências tem sido uma questão crucial para as empresas voltadas para o consumidor. Os executiv...

Empresários discutem o impacto das questões de saúde mental no ambiente corporativo e como encontrar soluções

Encontro promovido pela Fortezza Partners em parceria com a Gattaz Health & Results reuniu empresários e profissionais de R...




INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

    RUA JOAQUIM FLORIANO, 1.120 - 2° ANDAR - ITAIM BIBI - SÃO PAULO-SP, BRASIL
    CEP: 04534-004 - TEL. +55 11 4502-4463

    © 2021 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - FORTEZZA PARTNERS - Website by: plyn!