logo fortezza
< Voltar

Conteúdos


Valuation: quanto vale a sua empresa? Fusões e aquisições – M&A



 

Vendendo sua Empresa #19 – Valuation: quanto vale a sua empresa?

Existe uma palavra no repertório de fusões e aquisições que se tornou extremamente popular. É valuation, uma palavra que eu escuto em programas de televisão, em podcasts, em conversa de bar, no avião. Eu me sinto completamente cercado por especialistas na matéria. Mas será que é tão fácil assim você dizer quanto vale a sua empresa? Eu acho que não. Eu sou Denis Morante, sócio fundador da Fortezza Partners, e nosso tema de hoje é exatamente esse: quanto pode valer a sua empresa?

Normalmente quando me procuram e o assunto é o valuation da empresa, o primeiro exemplo que eu dou é um apartamento. O apartamento normalmente é valorizado por um valor por metro quadrado. Então, numa conversa de bar, um amigo fala para o outro: “olha, outro dia apareceu um comprador para o meu apartamento, ofereceu R$20.000 por metro quadrado. Eu acho que eu vou vender. O corretor disse que o preço está em linha. O mercado está pagando 18, 19. Achei a proposta excelente.” Mas a sua empresa, ela não é um apartamento. A sua empresa não vai ser valorizada por reais, por metro quadrado. A sua empresa é um ente muito muito mais completo. É um ente que tem funcionários, é um ente que tem fábrica ou é um ente que produz, presta serviços, é um ente que tem receitas, tem custos, tem despesas, tem dinâmicas competitivas, tem dinâmicas mundiais de macroeconomia, guerras. Como a gente está vivendo desde 2022. Tudo isso vai impactar o valuation da sua empresa. Não é tão simples quanto o preço por metro quadrado e a metodologia não é o múltiplo que você vê falando por aí. E é no jornal o múltiplo de EBITDA é no artigo de revista múltiplo de faturamento, que pessoal, é basicamente você tratar de novo a sua empresa como se ela fosse um imóvel, x reais por metro quadrado, x vezes o EBITDA da minha empresa, não. A sua empresa é uma geradora de caixa. Ela vai gerar caixa em 2023, em 2024 e assim por diante. As empresas valem o quanto elas geram de caixa no futuro e essa geração de caixa precisa ser trazida valor presente, devidamente ajustada, e isso sim é o valor da sua empresa.

Então, basicamente você determina o valor da sua empresa por uma metodologia que também é extremamente conhecida, quase conversa de bar, que se chama fluxo de caixa descontado, que quer dizer que você vai estimar a cada ano no futuro quanto de caixa a sua empresa vai gerar, trazer valor presente, fazer um enorme somatório e dizer – olha, a minha empresa vale tantos milhões de reais, porque são tantos milhões de caixa que eu tenho a expectativa de que ela gere ao longo da sua vida nos próximos anos e na perpetuidade. – Aí sim, você tem o valuation da sua empresa. Aí sim você tem uma noção para poder discutir dentro do processo de venda da sua empresa, qual é o valor que você deveria aceitar ou qual é o valor que você deveria recusar.

Portanto, nos nossos processos aqui na Fortezza, é um exercício que a gente não abre mão de fazer. A gente sempre faz exercício de fluxo de caixa descontado com você, ajuda você a fazer projeções da sua empresa, traz você para discussões sobre futuro que você nunca teve, nunca imaginou ter, mas que são extremamente relevantes para gente saber se o nosso caixa vai aumentar no ano que vem, se a nossa receita tende a ficar estável ou não, se as nossas margens serão melhores, iguais ou piores do que elas são hoje. E aí, desse modo, a gente está construindo uma base para a negociação futura. Para nós, aqui na Fortezza, a negociação de valor não é conversa de bar. A negociação de valor é baseada em premissas, em geração de caixa, em perspectivas de futuro, é ter certeza do valor intrínseco do seu negócio que só o fluxo de caixa descontado tem condições de responder, tanto para você quanto para nós, que seríamos os seus assessores. Então, vejam a pertinência desse tema. Realmente não dá para a gente discutir num bar. Não dá para a gente achar que são uma quantidade de reais por metro quadrado ou por unidades vendidas, ou pelo EBITDA gerado num determinado ano. É muito mais do que isso.

Então continue seguindo a gente aqui no Vendendo a sua Empresa, no nosso site, nas nossas redes sociais, no YouTube, que a gente sempre vai trazer esses temas pertinentes, relevantes e importantes para que você venda a sua empresa de uma maneira bem sucedida.



Confira Episódios Anteriores




Em 2024, planos de saúde retomam lucro, mas muitos hospitais ainda sofrem

Por Beth Koike para Valor Econômico Após um prejuízo acumulado de R$ 15 bilhões no últimos três anos, as empresas de plan...

Fortezza Partners foi assessora exclusiva da Daqui pra Fora na transação com o Grupo CI

Acordo de participação minoritária relevante visa explorar oportunidades entre as empresas para oferta de serviços complemen...

Reforma fiscal e as transações de M&A

A iminente reforma fiscal no Brasil tem gerado grandes expectativas no mercado de fusões e aquisições (M&A). Enquanto o o...