logo fortezza
< Voltar

Conteúdos


Valuation: quanto vale a sua empresa? Fusões e aquisições – M&A



 

Vendendo sua Empresa #19 – Valuation: quanto vale a sua empresa?

Existe uma palavra no repertório de fusões e aquisições que se tornou extremamente popular. É valuation, uma palavra que eu escuto em programas de televisão, em podcasts, em conversa de bar, no avião. Eu me sinto completamente cercado por especialistas na matéria. Mas será que é tão fácil assim você dizer quanto vale a sua empresa? Eu acho que não. Eu sou Denis Morante, sócio fundador da Fortezza Partners, e nosso tema de hoje é exatamente esse: quanto pode valer a sua empresa?

Normalmente quando me procuram e o assunto é o valuation da empresa, o primeiro exemplo que eu dou é um apartamento. O apartamento normalmente é valorizado por um valor por metro quadrado. Então, numa conversa de bar, um amigo fala para o outro: “olha, outro dia apareceu um comprador para o meu apartamento, ofereceu R$20.000 por metro quadrado. Eu acho que eu vou vender. O corretor disse que o preço está em linha. O mercado está pagando 18, 19. Achei a proposta excelente.” Mas a sua empresa, ela não é um apartamento. A sua empresa não vai ser valorizada por reais, por metro quadrado. A sua empresa é um ente muito muito mais completo. É um ente que tem funcionários, é um ente que tem fábrica ou é um ente que produz, presta serviços, é um ente que tem receitas, tem custos, tem despesas, tem dinâmicas competitivas, tem dinâmicas mundiais de macroeconomia, guerras. Como a gente está vivendo desde 2022. Tudo isso vai impactar o valuation da sua empresa. Não é tão simples quanto o preço por metro quadrado e a metodologia não é o múltiplo que você vê falando por aí. E é no jornal o múltiplo de EBITDA é no artigo de revista múltiplo de faturamento, que pessoal, é basicamente você tratar de novo a sua empresa como se ela fosse um imóvel, x reais por metro quadrado, x vezes o EBITDA da minha empresa, não. A sua empresa é uma geradora de caixa. Ela vai gerar caixa em 2023, em 2024 e assim por diante. As empresas valem o quanto elas geram de caixa no futuro e essa geração de caixa precisa ser trazida valor presente, devidamente ajustada, e isso sim é o valor da sua empresa.

Então, basicamente você determina o valor da sua empresa por uma metodologia que também é extremamente conhecida, quase conversa de bar, que se chama fluxo de caixa descontado, que quer dizer que você vai estimar a cada ano no futuro quanto de caixa a sua empresa vai gerar, trazer valor presente, fazer um enorme somatório e dizer – olha, a minha empresa vale tantos milhões de reais, porque são tantos milhões de caixa que eu tenho a expectativa de que ela gere ao longo da sua vida nos próximos anos e na perpetuidade. – Aí sim, você tem o valuation da sua empresa. Aí sim você tem uma noção para poder discutir dentro do processo de venda da sua empresa, qual é o valor que você deveria aceitar ou qual é o valor que você deveria recusar.

Portanto, nos nossos processos aqui na Fortezza, é um exercício que a gente não abre mão de fazer. A gente sempre faz exercício de fluxo de caixa descontado com você, ajuda você a fazer projeções da sua empresa, traz você para discussões sobre futuro que você nunca teve, nunca imaginou ter, mas que são extremamente relevantes para gente saber se o nosso caixa vai aumentar no ano que vem, se a nossa receita tende a ficar estável ou não, se as nossas margens serão melhores, iguais ou piores do que elas são hoje. E aí, desse modo, a gente está construindo uma base para a negociação futura. Para nós, aqui na Fortezza, a negociação de valor não é conversa de bar. A negociação de valor é baseada em premissas, em geração de caixa, em perspectivas de futuro, é ter certeza do valor intrínseco do seu negócio que só o fluxo de caixa descontado tem condições de responder, tanto para você quanto para nós, que seríamos os seus assessores. Então, vejam a pertinência desse tema. Realmente não dá para a gente discutir num bar. Não dá para a gente achar que são uma quantidade de reais por metro quadrado ou por unidades vendidas, ou pelo EBITDA gerado num determinado ano. É muito mais do que isso.

Então continue seguindo a gente aqui no Vendendo a sua Empresa, no nosso site, nas nossas redes sociais, no YouTube, que a gente sempre vai trazer esses temas pertinentes, relevantes e importantes para que você venda a sua empresa de uma maneira bem sucedida.



Confira Episódios Anteriores




Você é o diretor de criação de valor da sua empresa?

Na busca constante pelo sucesso empresarial, a criação de valor emerge como um pilar fundamental para qualquer organização. ...

O impacto das tendências de consumo na transformação das marcas

Durante décadas, entender as tendências tem sido uma questão crucial para as empresas voltadas para o consumidor. Os executiv...

Empresários discutem o impacto das questões de saúde mental no ambiente corporativo e como encontrar soluções

Encontro promovido pela Fortezza Partners em parceria com a Gattaz Health & Results reuniu empresários e profissionais de R...




INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

    RUA JOAQUIM FLORIANO, 1.120 - 2° ANDAR - ITAIM BIBI - SÃO PAULO-SP, BRASIL
    CEP: 04534-004 - TEL. +55 11 4502-4463

    © 2021 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - FORTEZZA PARTNERS - Website by: plyn!