logo fortezza
< Voltar

Conteúdos


O ajuste de preço pós-transação – fusões e aquisições – M&A



 

Vendendo sua Empresa #25 – O ajuste de preço pós-transação

Chegamos ao fechamento da sua transação. Está escrito no seu contrato o preço. Não se fala mais nisso? Sim, a gente vai falar mais nisso. Eu sou Denis Morante, sócio fundador da Fortezza Partners, e esse é exatamente o assunto do nosso episódio de hoje do Vendendo sua Empresa. O ajuste de preço após a transação.

O ajuste de preço tem uma natureza temporal. Basicamente, ele é necessário porque no dia em que você vende a sua empresa, passa suas ações para o comprador e recebe o preço de aquisição. Nem você e nem o comprador tem certeza com relação qual é o saldo de caixa, qual é o saldo de dívida e qual é o saldo de capital de giro que você acabou de entregar nas mãos do seu comprador. Porém, antes do dia do fechamento, vocês definiram uma estimativa para esses números.

Você disse ao seu comprador: “Eu acredito que o meu saldo de caixa vai ser 10 milhões. A minha dívida vai ser de 25 milhões. Portanto, fazendo uma subtração, a dívida líquida da empresa será de 15 milhões e meu capital de giro é de 30 milhões.” que esse saldo ele é impossível de ser apurado ali, exatamente no momento da venda da empresa, porque a contabilidade de qualquer empresa, aqui, em qualquer lugar do mundo, toma alguns dias para ser definida, fechada e encerrada.

Portanto, não é diferente no mundo das aquisições.uma necessidade de que alguns dias passem, mais ou menos, 30, 60, 90 dias, de modo que o auditor do comprador possa vir a dizer: Olha, aquele saldo de dívida líquida de 15 milhões que o vendedor declarou no dia da venda da empresa está correto. Aquele saldo de capital de giro que ele declarou no dia da venda da empresa está correto.” Se não estiver correto, vem o ajuste de preço.

Ou seja, ele havia comprado uma empresa com 30 milhões de capital de giro. Ele havia comprado uma empresa com 15 milhões de dívida líquida. Se for um ajuste positivo, você vendedor, será ressarcido em algum valor exatamente no valor do ajuste. Se for um ajuste que a gente chama de negativo, você, vendedor, teria que devolver dinheiro para o comprador, o que significa que o preço da venda da sua empresa, como a gente disse no início, não foi aquele do dia da assinatura, foi um pouco menos ou eventualmente, como eu acabei de dizer, um pouco mais.

Então, isso faz parte de todas as transações sem qualquer tipo de exceção, porque existe essa necessidade temporal de se apurar saldos que a gente não tem o exato conhecimento no dia da venda e que terá dias depois. E esses saldos precisam ser auditados, confirmados então, comparados com os saldos declarados no contrato, para a gente saber se tem um ajuste a maior ou a menor no preço de aquisição da sua empresa. Então, basicamente pessoal, que bom que a gente pôde esclarecer para vocês aqui mais um capítulo e capítulo importante esse. Imagina o preço de aquisição da sua empresa que você achava que estava definido no dia da transação. Não está? Tem mais algo acontecer que é o ajuste de preço.

Então continuem nos seguindo nas nossas redes sociais, no nosso site, no YouTube que o Vendendo sua Empresa vai continuar trazendo assuntos pertinentes e importantes para que você debata, reflita antes de entrar nesse processo de venda da sua empresa.



Confira Episódios Anteriores




Empresários discutem o impacto das questões de saúde mental no ambiente corporativo e como encontrar soluções

Encontro promovido pela Fortezza Partners em parceria com a Gattaz Health & Results reuniu empresários e profissionais de R...

A importância da preparação prévia ao processo de M&A

Costumo dizer que a decisão de seguir um caminho que envolva M&A é apenas o começo de um processo longo, que começa mese...

Atração de investidor financeiro ou venda para player estratégico?

Primeiramente, vale a pena um esclarecimento sobre as diferenças entre uma transação envolvendo investidores financeiros e es...




INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

    RUA JOAQUIM FLORIANO, 1.120 - 2° ANDAR - ITAIM BIBI - SÃO PAULO-SP, BRASIL
    CEP: 04534-004 - TEL. +55 11 4502-4463

    © 2021 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - FORTEZZA PARTNERS - Website by: plyn!